amar alguém é se amar por inteiro

Amar alguém é se conectar. Se conectar na vida virtual, na vida além da sua casa e principalmente, entre as quatro paredes dela. É olho no olho. É pele na pele. É reconhecer um sentimento só de ouvir o som emitido pelo o outro.

Amar alguém é está disposto a negociar. Negociar tudo. Negociar por tudo. Negociar para não perder o que mais importa (a compreensão, a tolerância, a empatia). A fórmula é simples: um (o que eu quero/acredito) + um (o que o outro quer/acredita) = dois (o que queremos juntos / o que podemos construir de novo para acreditar juntos).

Amar alguém é saber que ela vai falhar diversas vezes com você. É entender que nem tudo o que ela fizer você vai aprovar. É encontrar um modo de ouvir a razão dela e não gritar com ela. É diante de todas esses desconfortos, das personalidades divergentes, das crenças internalizadas, encontrar uma maneira de negociar. É uma reforma diária de ideias, crenças, prazeres, conceitos.

Amar alguém é perdoar e antes disso, abaixar a guarda e pedir desculpas, perdoar a si mesmo primeiro e então, perdoar o outro. Sempre falo sobre a analogia do bolo: cada um tem a sua fatia nele. O amor só não acaba, quando não somos egoístas e presunçosos, quando ambos temos a consciência das nossas partes no bolo. E não dá para perdoar alguém de verdade, se não se perdoar primeiro. O perdão ao outro é uma reação a ação do perdão que você entrega a si mesmo. (é lei de Newton, é física)

Amar alguém é amar você mesmo por inteiro. É saber que é possível sim viver (e viver bem) sozinho, porém compreender, que dividir você mesmo com outra pessoa, é somar mais alegrias, cuidado, generosidade à sua própria vida. Talvez aqui seja o único momento em que a matemática não faça sentido: quando um dividido em dois é igual a muito que nem podemos contabilizar. Ainda bem que o amor não tem que fazer sentido, ele só precisa ser sentido e partilhado.

Por: Francielle Santos

(Foto: Reprodução / Sydnee Marie)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s