Expresso do Destino

A vida não é como você quer. Existe um limite. O limite é a outra pessoa. Quando você faz a viagem com alguém, não decide o destino sozinho.

Trecho do filme

Dirigido por: Ozan Açiktan

Elenco: Dilan Çiçek Deniz,Metin Akdülger

Primeiro filme Turco lançado no Netflix

O longa-metragem retrata o encontro de dois estranhos que viajam juntos de trem da capital Ankara em direção à cidade Izmir para participarem de um casamento e que durante as longas 14 horas se permitem se conhecer e descobrem que os seus caminhos estão completamente ligados, não só pela coincidência de viajarem na mesma cabine, mas também pelo o mesmo motivo que os levaram à aquele trem.

Leyla é violisnista e decidi viajar um dia antes da data de sua passagem e acaba escolhendo a cabine de Ali, o advogado que compra quatro passagens e que acaba embarcando sozinho, porque seus três amigos desistem de acompanhá-lo. Quando se conhecem, Leyla é fechada e resistente as tentativas de pate-papo de Ali, que a questiona por curiosidade e por alegar ser uma viagem longa na qual eles poderiam aproveitar o tempo para se conhecerem melhor. Leyla está irritada por ter perdido a mala, e ele pergunta sobre o que ela perdeu na mala. Leyla, responde que tudo, Ali diz: “Não caberia tudo numa mala. Como tudo pode caber numa mala só?“, e pondera: “Às vezes, é bom perder tudo. Como quando se muda e se livra de coisas inúteis“, a partir daí, Leyla também investiga os motivos da viagem de Ali.


(Foto: Reprodução / Filme)

Leyla, estava indo para um casamento e Ali também. O advogado tem intenções de impedir o casamento, porque acredita convictamente que a noiva (sua ex) está para casar obrigada, que ela o ama e vai escolher ficar com ele. O que Ali não fazia ideia, é que o noivo do casamento é o ex de Leyla, aquele que dizia que jamais se casaria, mas agora está para subir ao altar com a amiga de Leyla e que ainda lhe havia mandado o convite de casamento. Quanto mais Ali entende como sua amada se envolveu com o ex de Leyla, mais inseguro e frustrado se sente em relação à ela. A ponto que parece se perder de si, pois tudo o que imaginava querer tanto, já não parece mais certo.

Leyla diz: Não é bom querer tanto uma coisa, sabe? Se fizer isso, acha que a vida é só isso” e complementa: “Uma pessoa que só tem um martelo na mão, acha que tudo são pregos.”

Ela também sofre ao descobrir o outro lado da história, sobre o que seu ex dizia sobre ela por aí. Um dado ponto da viagem, o trem para por terem atropelado um animal e eles saem para tomar um ar. Nesse momento, Ali pega o celular e começa a gravar e pede à Leyla para dizer o que realmente gostaria de dizer para o seu ex. Leyla explode! Entre lágrimas, vomita palavras intensas do sofrimento que sente no peito, causado pelo o homem que estivera com ela por seis anos, que a enganara e ainda ousará em lhe convidar para o seu casamento “lembra daquela noite que pediu para eu ficar? Então eu fiquei. E construí os meus sonhos em volta de você” e continuou: “Quando você perde a única coisa que tem, fica sem nada. Você procura desesperadamente algo que substitua, algo…. que você possa chamar de seu, que você possa abraçar” …


(Foto: Reprodução / Filme)

Eles seguem a viagem imersos em todas as descobertas sobre os seus relacionamentos anteriores e sobre as cicatrizes deles mesmos diante de tudo aquilo. Se conectam entre os sentimentos dolorosos que vem atona, os planos que tinham para o futuro e se entregam a atração física, que acaba sendo consequência da intimidade que eles cultivaram durante a viagem. É um romance com muito diálogo carregado de sentimentos e revelações sobre o amor, as relações, as perdas, os encontros e desencontros.

Por: Francielle Santos

(Foto Destaque: Reprodução / Netflix)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s