Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

Quão feliz é o destino de um inocente sem culpa. O mundo em esquecimento pelo mundo esquecido. Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Cada orador aceito e cada desejo renunciado.

Alexander Pope

Dirigido por: Michel Gondry

Roteiro: Charlie Kaufman

Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst

Quem nunca desejou apagar um ex– namorado, marido, paixão, um amor não correspondido? Apagar alguém que um dia amamos perdidamente e que depois nos fez sofrer? O filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, conta a história de Joel Barrish  que foi apagado completamente das lembranças de sua namorada Clementina.

Joel encontra-se completamente desolado ao descobrir na véspera do Dia dos Namorados, que a sua namorada Clementine Kruczynski não o reconhece mais. Frustrado ao encontrá-la no seu trabalho com um homem mais novo, desabafa com os amigos que acabam revelando sobre a cartão que receberam da empresa Lacuna, informando que Clementina havia apagado Joel da memória e que não deveriam procurá-la.

Joel, vai até a empresa em busca de Howard e exige explicações. O doutor, diz que a sua namorada “não estava feliz e queria seguir em frente”. Joel percebe que a unica forma de seguir em frente também, é fazendo o mesmo procedimento e apagar sua amada de sua cabeça. O doutor Howard pede para que ele pegue todas as coisas que remetem a Clementina, desde fotos, mimos, cartas… para que ele possa fazer um mapeamento mental das lembranças dela na mente de Joel, e assim apaga-la completamente e a partir disso, uma nova vida estaria a sua espera.

O protagonista, decidido à seguir em frente, toma remédios e deitá-se. Neste momento, Stan e Patrick os técnicos, entram no apartamento e começam o procedimento.


Eternal Sunshine (Foto: Reprodução / Filme)

Joel, começa a reviver em sua mente as memórias de Clementina . Do último acontecimento ao primeiro vividos com ela, e é aqui que começamos a entender o romance entre os dois, a rotina monótona, as brigas e o descontentamento de um com o outro. Clementina é uma mulher energética e aventureira, enquanto Joel é reservado e calmo e suas personalidades completamente opostas, revelam os conflitos de harmonização entre o casal. Há uma memória em que estão em um restaurante e Joel constata que eles estão virando “um daqueles casais aborrecidos” que não conversam mais a mesa.

É clara a frustração dela com o fato dele não demostrar interesse em ter filhos e de julgá-la não estar pronta para ser mãe. Também por ele não partilhar com ela as suas histórias e os sentimentos mais profundos (que ele escreve e desenha em seu diário). Joel, por sua vez fica incomodado com a quantidade de perguntas e defende-se dizendo que, “falar constantemente não é necessariamente se comunicar”. Sem a troca natural e espontânea do começo da relação, vão se distanciando gradativamente.


Eternal Sunshine (Foto: Reprodução / Filme)

Enquanto, o personagem está revivendo e presenciando o apagar das suas memórias, Stan e Patrick conversam no quarto e Joel escuta tudo do seu subconsciente. Stan, cometa esta saindo com Mary, a recepcionista e Patrick releva ter ficado obcecado por Clementina no dia de seu procedimento e até ter roubado uma de suas calcinhas. Patrick recebe uma ligação de Clementina que está completamente perdida e deprimida sem saber ao certo o porque e ele vai ao encontro dela. Mary chega para fazer companhia a Stan.

No decorrer das memórias, Joel se depara com os bons momentos do começo do romance com Clementina e é aí que ele se dá conta que não pode ter uma vida completa e feliz sem ela, apesar de tudo e decidi voltar a trás no processo. Suas tentativas de acordar ou de mandar um sinal para o técnico não tem êxito, pois Stan está distraído com Mary.

Na última tentativa de salvar as suas lembranças, ele começa esconder Clementina em memórias constrangedoras da adolescência e da infância. Stan, perde o rastro deles no mapeamento e por não conseguir resolver sozinho, aciona o doutor Howard, que logo chega e consegue resolver o problema.

Mary, desde o começo do filme, demonstra muita admiração pelo chefe e quando ficam sozinhos, ela se aproxima e o beija. A esposa de Howard vindo atrás do marido, vê o ocorrido pela janela. Mary, corre para tentar explicar e se responsabilizar sobre o ato, mas a esposa de Howard compadecida dela revela que não é a primeira vez e que eles já foram amantes antes. Em seguida, Howard conta que ela decidiu fazer o procedimento para apagá-lo da memória. Mary, sai desolada.

Já nas últimas lembranças, Joel e Clementina se encontram no dia em que se conheceram na praia de Mountauk. Ele estava sentado no pé da escada da casa de praia e se sentia deslocado observando os amigos na praia, foi quando ele viu uma mulher de laranja. Clementina, se aproxima e comenta que também não sabe interagir naquelas ocasiões. O convida para entrar em uma casa vazia e passar a noite, ele se intimida e foge.


Eternal Sunshine (Foto: Reprodução / Filme)

Eles sabem que não há mais nada a fazer e aquela é a ultima lembrança a ser apagada. Na sua mente, eles prometem dar um jeito de se encontrarem e serem felizes de novo. Clementina sussurra em seu ouvido: “me encontre em Mountauk” e a ultima memória é pagada.

De manhã, quando Joel acorda após o procedimento, ele se sente confuso. É Dia dos Namorados, e ele decidi faltar ao trabalho por impulso…

Pensamentos ao acaso para o dia dos namorados – data inventada pelo comercio para fazer as pessoas se sentirem um traste.

Trecho do filme

..ele entra no trem em direção a Mountauk. Na praia, folhei o diário “páginas arrancadas, não lembro de tê-las arrancado. Parece que é a primeira vez que escrevo em dois anos“; ao longe ele vê uma mulher de blusa laranja. No restaurante, eles trocam olhares, mas não se falam e ele pensa: “por que eu me apaixono por toda mulher que demonstra não ter o menor interesse em mim?“. No trem, ele desenha a namorada e ela o questiona se ela o conhece. No fim da viagem, ele oferece carona e ela o convida para conhecer o seu apartamento.

Ainda na mesma noite, ele a leva ao lago. Uma memória nova é construída de algo que já viveram e nem se lembra, mas já não é exatamente igual. Eles voltam felizes e quando chegam, Clementina encontra a carta de Mary (a recepcionista) e junto a fita com a gravação do dia que ele decidiu apagar Joel da memória.

Eles escutam juntos e ficam paralisados. Joel, escuta a voz dela falando dele com amargura e rancor e sai. Clementina, vai atrás dele e quando chega, o encontra ouvindo a fita que ele também gravou sobre ela, falando o quando ela era impulsiva e nada culta e que não partilhavam os mesmos interesses.

Ambos ficam arrasados com as verdades duras nunca antes ditas um para o outro. Lamentam por tudo aquilo e pensam sobre as possibilidades de fracassarem de novo, do quanto era incompatíveis e estavam sujeitos a se magoarem outra vez. Ela enfatiza o quão certo poderia ser ele se decepcionar com ela, porque ela não era perfeita e ele responde que “tudo bem“, eles começam a rir e seguir em frente juntos.


Eternal Sunshine (Foto: Reprodução / Filme)

Na cena final, o casal está aproveitando um dia de inverno na praia. Reconstruindo a história de amor cheia de imperfeições, mas certos de quem se amam o bastante para continuar juntos.

Por: Francielle Santos

(Foto Destaque: Reprodução / Filme)

3 comentários em “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s