Newness

Se você for honesto comigo, nunca vai me perder.

Gabriella – Trecho do Filme

Dirigido por: Drake Doremus

Roteiro: Ben York Jones

Elenco: Nicholas Hoult, Laia Costa, Danny Huston, Courtney Eaton.

Disponível no Netflix

Martin é farmacêutico e está ativo no aplicativo de encontros há seis meses. Gabriell é de Barcelona e mora nos Estados Unidos há nove anos, não tem muita precisão do tempo que tem tido encontros com homens do aplicativo para se divertir por algumas horas. Na noite em que se conectam através do aplicativo, ambos estiveram com outras pessoas, mas não ficaram muitos satisfeitos. Se encontram em um bar. Martin é bem direto com relação ao objetivo central do encontro, “vamos para sua casa ou para minha?“, e Gabi pede para tomarem uma cerveja antes e começam a conversar sobre várias coisas, desde os motivos de estarem ali e como se sentiam com relação aos encontros por aplicativo.

Já amanhecendo, depois de conversarem, rirem, caminharem pelas ruas, confessarem encontros anteriores naquela mesma noite, eles chegaram no apartamento de Martin e se consumiram como nunca antes (a cena é silenciosa e apaixonante!). A partir daí, eles passam a se encontrar sempre, até o dia que Martin convida Gabi para morar com ele. Saem juntos, encontram amigos, assumem relacionamento sério e decidem abandonar de vez a vida de solteiros no aplicativo de encontros e deletam as contas.


Newness (Foto: Reprodução /Filme)

Chega um dia que Martin vai visitar os pais e leva a namorada. E neste dia, Gabi descobre coisas da vida dele como o fato de a mãe está doente e sobre o passado que ele teve uma irmã que morreu em um acidente de carro quando criança e sobre a ex mulher, a Bethany (que a mãe que sofre de demência pergunta sobre ela na mesa), e fica muito decepcionada com o namorado, que parece não confiar nela o bastante para contar coisas tão íntimas e profundas. Ele é resistente e demonstra dificuldade em se abrir com a namorada sobre o seu passado, ao mesmo tempo que ela sofre por ele não contar tudo.

Gabi, recebe um convite para ir à um jantar com o gerente do restaurante que frequenta com as suas amigas. No mesmo dia, amigos do trabalho chamam Martin para ir a um bar e ele decidi ir. Ambos traem um ao outro na mesma noite. Gabi, quando chega em casa pela manhã encontra Martin trocando os lençóis e se da conta do que aconteceu. Ela confessa tê-lo traído e ele faz o mesmo. Ambos sofrem com o que aconteceu e decidem dar um jeito de concertar as coisas juntos, porque se amam.


Newness (Foto: Reprodução /Filme)

É preciso ter coragem para amar alguém.

Terapeuta – Frase do Filme

Na terapia de casal, o doutor sugere que eles tentem ser o mais honestos possível um com o outro, pois poderiam se surpreender com a familiaridade do que sentiam individualmente sobre aquela situação. O desafio era sentar um na frente do outro por pelo menos uma hora e confessar coisas que tinham vivido e sentiam. A um dado momento Gabi confessa que sente saudade de flertar com outros caras, Martin confessa que uma parte dele sente falta, mas a outra parte tem medo de perdê-la, então ela diz que “se você for sempre honesto comigo, nunca vai me perder“. Gabi ainda dá o primeiro passo e diz que se ele sentisse vontade de ficar com outra mulher, podia ficar, desde que contasse tudo à ela. E aqui eles começam a desbravar o relacionamento aberto.

Prometo continuar te mandando para novas direções.

Frase do Filme

Newness (Foto: Reprodução /Filme)

No começo, tudo parece maduro e excitante. Gabi escolhe situações em que quer ver o namorado passar com outras mulheres e ele faz o mesmo. O grande ponto é que Gabi sempre diz que não goza com outros homens e Martin, se sente seguro porque só ele consegue fazer isso com ela. Chegam até a apostar em uma noite a três e se divertem muito com tudo.

A essência da infidelidade são os segredos. O conceito de relacionando aberto é que a sua exploração com outras pessoas não seja segredo. É preciso ter noção de que, se estou procurando outra pessoa, nem sempre é porque quero fugir de você, mas porque quero fugir da pessoa que eu mesma me tornei. E não é que eu queria encontrar outra pessoa, é que eu quero encontrar outro eu.

Palestra – Trecho do Filme

Martin e Gabriella assistem essa palestra e se sentem incentivados com a construção do relacionamento aberto, mas a palestrante alerta que ela não está incentivando e sim alertando sobre os dois lados e diz: “o que não me mata, me fortalece“.

Eles são convidados por Blake (uma das amigas de Gabi) para uma festa surpresa do seu chefe. Martin acaba se aproximando de Blake e Gabi se envolvendo com o anfitrião. Um certo dia o amigo de Martin conta que a sua ex mulher teve um filho e ele fica completamente abalado com essa novidade. Gabi, decidi sair com o anfitrião daquela festa de barco. Martim não consegue se abrir sobre o que está sentindo sobre a sua ex-esposa com Gabi e ela também não conta exatamente tudo o que está sentindo com a nova aventura, um homem bem mais velho, divorciado e que tem duas filhas.

Até o dia que Gabi desconfiada do distanciamento do Martim, mexe no computador dele e encontra videos e fotos dele com a ex mulher (que estivera até gravida dele) e um e-mail que ele enviou para ela, confessando seus sentimentos. Gabi fica desolada. Eles brigam e ela vai embora de mala e tudo da vida de Martin.

O relacionamento com o homem mais velho parece bastar, mas ela se dá conta, que ela é para ele é só um preenchimento de espaço na cama. Ele também não está interessado em conhecer ela profundamente e ouvir e lidar com todas as suas verdades. Para ele, o relacionamento é como uma transação, você dá algo e recebe algo em troca. No caso, ele dava a Gabi a possibilidade de brincar de casinha, enquanto ela dava ele o calor na cama. Gabi sai da vida dele.

Martim e Gabi se sentem perdidos um sem o outro. E ela vai atrás dele para tentar uma nova chance. Confessa seu amor e suas vulnerabilidades. Está disposta a abrir mão das aventuras para construir uma vida a dois, mesmo que ela sinta que não a mereça e que essa vida possa se tornar entediante. Ambos reconhece as chances de se decepcionarem um com o outro de novo, mas prometem não deixarem de lutar pelo amor que sentem.

O amor é quando duas pessoas não desistem uma da outra.

Frase do Filme

Considerações finais:

Esse filme é de tirar o fôlego, inquieta, excita e faz pensar sobre muitas coisas. Traz alguns assuntos que ainda são tabus e até polêmicos da vida a dois, relacionamento aberto e encontros aleatórios por aplicativos. Também, a dificuldade que muitos de nós temos de ser 100% honestos com os nossos parceiros (as). Sugiro fortemente que assistam, por mais que eu tenha me esforçado em contar as partes importantes da história, ainda não é tudo.

Por: Francielle Santos

(Foto Destaque: Reprodução /Netflix)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s