o peso da palavra

Portanto, a fé vem por ouvir…

Romanos 10 v 17 (NTLH)

Se a fé vem por ouvir, o que estamos ouvindo que estão alimentando as nossas crenças, ideais e verdades?

Quanto pesa uma palavra?

Quanto pesa uma frase com todas as palavras com tudo à dizer?

Tem palavras que geram vida e palavras que apodrecem a vida por dentro. Tem palavras que constroem sonhos e palavras que apagam sonhos. Tem palavras que levantam e palavras que derrubam. Tem palavras que fortalecem e palavras que sugam toda a energia vital. Basta uma palavra para que tu vivas a vida toda. Basta uma palavra para que morras no mesmo instante.

Apesar de não termos controle nenhum sobre as palavras que ecoam de fora em direção da nossa vida. Cabe à nós, e exclusivamente à nós a capacidade de filtrar, minuciosamente, toda palavra ecoada em direção ao nosso coração.

Ouvir. Analisar. Peneirar. Refletir. Matutar. Reconsiderar. Crer ou lançar fora.

Existem palavras que podem paralisar a vida, mas quem dá o poder à elas para que alcancem tal façanha, sou eu. Por vezes, alimentamos o nosso pensar e sentir com tantas palavras más (sem querer) por desatenção, falta de consciência, de autocuidado, de proteção e de auto responsabilidade, que é como assistir da varanda as pragas a consumir a nossa plantação e não fazer nada. E muitas vezes, até alimentamos essas “pragas”.

As mães dizem por aí: “as más companhias corrompem…”, eu penso que a questão não é a companhia, mas o que eu absorvo das pessoas quer sejam boas ou não tão boas. Quem dá permissão para o ruim entrar em mim, sou eu.

Esteja atendo ao que anda ouvindo por aí. Até uma melodia pode fazer mal (e eu, que acho que musica sempre salva), imagine as conversas, desentendimentos, outdoors, leituras, videos, stories, feed…

Desconfie de tudo. Questione. Procure encontrar suas próprias definições para as palavras, vai se surpreender ao perceber, que nem sempre você concorda com o dicionário alheio. A unica verdade que realmente te torna mais humano e livre, é a sua.

[Ps.: Também esteja atendo com o que anda falando por aí. Sua palavra tem poder!]

Por: Francielle Santos

(Foto: Reprodução / Cultura Colectiva)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s