o peso do afeto

Etimologia (origem da palavra afeto). Do latim effectus.us.

Substantivo masculino. Sentimento de imenso carinho que se tem por alguém ou por algum animal; amizade: o beijo é uma demonstração de afeto.

[Psicanálise] Estado emocional que se relaciona com a formação da pulsão.

Dicionário Online de Português

Quanto pesa o afeto?

Em tempos que o olho no olho, ao vivo e a cores, é tão raro. Em tempos que a ausência do toque, dos abraços, dos beijos se tornou uma demonstração de amor, de cuidado…

O que é o afeto dentro da nossa individualidade? Como me comporto? Como reajo ao outro? Como me dou ao outro? E antes de todas essas demandas, como tenho afeto aquela a quem reflete no espelho a minha frente?

Afeto, sinônimo de amor, de apego, de devoção, de amizade. Formação de elos. Estreitamento dos laços. A verdade ao sentir

Há de ser, que só somos quem somos de verdade com quem sentimos a segurança de ouvir tudo, abrir o peito e falar todas as palavras, gargalhar muito e alto, chorar rios, silenciar e ser compreendido.

Sentir afeto nos torna humanos e quando humanos, aproxima outros olhares, outras bocas, outras peles, outros corações, outras almas.

Primeiro, sentir afeto por eu mesma. Pois se sou incapaz de sentir afeto por aquela quem reflito no espelho, apesar de mim, sou incapaz de ter o mesmo olhar generoso com o outro. Engana-se, quem acha que amar o outro basta sem amar a si mesmo. Sempre volto aquele versículo que diz: “Ame ao próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22 v.39)

Segundo, sentir afeto pelos outros. Pessoas a quem estimo, admiro, a quem considero. Estar-me perto, ainda que fisicamente longe. Colocar-me a ouvir, ainda que doa. Abraçar, mesmo com os braços cansados. Carregar, ainda que sem forças. É entregar de peito aberto. É não duvidar da veracidade dos sentimentos que forjam as alianças. É confiar, mesmo com a razão da ciência que diz, que tudo acaba.

Afeto, por definição da psicanálise, formação de pulsão. Pulsão, por definição, estado de tensão ou excitação corporal, que é a fonte de processo. O afeto inquieta nossas mais puras emoções. É energia que nos põe do avesso. É transparência. Quando dois, é equilíbrio.

Por: Francielle Santos

(Foto: Reprodução / Oblitt)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s