ETC – Tudo o que fala o coração

Autor: Henrique Vieira
Ano: 2021
Gênero: Poesia Brasileira

é sobre não baixar a guarda, não se permitir abater ou fraquejar diante das desilusões que a vida apresenta. é saber dar a volta por cima quanto tudo parece já ter um desfecho ruim. ´levantar a cabeça e gritar “eu posso” sem se importar se te chamarão de louco. é sobre abnegação e desprendimento. liberdade e empatia. é encorajamento. ousadia para conquistar o mundo e deixar a sua marca. é esquecer situações por você e para você. é sobre tudo aquilo que não se deve perder, como a fé, o riso, o brilho, a força. é recomeço e determinação. é quando tudo desmorona, e resta apenas você, seu próprio chão. resista.

ETC – Tudo o que fala o coração – pág. 51

De tantos livros que eu tenho, eu que sou consumidora literária e leitora assídua desde a adolescência, este é um livro que é muito especial pra mim, pois além de transbordar sentimentos tão puros e presentes na atualidade, eu tenho a honra e o prazer de dizer que o autor é meu amigo – parceiro e sócio dos projetos loucos que a vida tem nos dado.

Não sabemos dizer quem seguiu quem primeiro no Instagram. Ou como exatamente passamos a conversar, mas um tempo antes da publicação oficial desse livro, eu já estava perto, bem perto desse processo, apesar do autor Henrique Vieira morar em Aracaju, bem longe de onde eu estou fisicamente. É nessas horas, que eu agradeço profundamente a tecnologia e a capacidade dela de aproximar pessoas como nós.

Na semana que o ETC foi oficialmente lançado, eu estava tão ansiosa que parecia que o livro era meu. Compartilhamos essas ansiedades e euforias, e dentre tantos outros motivos, essa também é uma das razões de eu ter um carinho especial por essa obra.

ela só queria ver o mar.
contar os segredos do seu coração.

a areia era o divã; o mar, seu
conselheiro; e o sol, seu guardião.

ela queria desaguar, tocando o
mar, tornar-se imensidão.

ETC – Tudo o que fala o coração – pág. 102

O poeta – provocador de sentimentos – como ele mesmo se intitula, consegue com sensibilidade e muita verdade, descrever em cada verso dos seus poemas e poesias, coisas indizíveis que só a nossa geração consegue compreender e sentir.

Uma vez me disseram que eu deveria ler mais autores clássicos e ler menos autores atuais, apesar de eu ler muito autor clássico, eu particularmente sou uma defensora dos autores dessa geração, pelo simples fato de conseguir ser tocada e compreendida em tempo real por eles em suas obras. E acredito que essa é a essência dessas obras, tocar nossas profundezas e causar a sensação de sermos ouvidos, abraçados, compreendidos aqui e agora.

Este não é um livro clássico, apesar de honrar muitos critérios da literatura brasileira, ele é ousado, é provocador, progressista, fértil dessa nossa geração ávida por vida.

Dizer que recomendo – acho que seria suspeito! Mas deixo aqui outra poesia dentre tantas das minhas favoritos do Poeta Henrique Vieira.

às vezes dócil e amável, outras vezes arredio e indomável. não sou raso, mas cheia constante. os meus ideais nem de longe são deste mundo. a minha jornada não se resume a esse instante.

sou parceria, sou coração, sou mais sentimentos do que razão. se caio, me levanto; se me quebro, me restauro. não há um fio de energia que passe ao meu dom aguçado.

sou mistura de sensibilidade e força, crescimento e evolução.

não me entrego facilmente, mesmo que a vida me deite a mão.

sou humanidade. sou imperfeito. sou ser humano em transformação

ETC – Tudo o que fala o coração – pág. 48

Conheça mais do autor e seus escritos no site oficial: Tudo o que fala o coração ou no Instagram @vieirahnrique.

Por: Francielle Santos

(Foto da capa: Reprodução Instagram / Henrique Vieira)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s